sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Professores Vs Ministra

Amanhã vai haver outra manifestaçãos dos professores! Será que ainda não perceberam que a idiota da ministra não muda mais nada? Querem tudo para eles e nós? Uma coisa é terem bons ordenados, um dia totalmente livre e horários flexiveis. Outra é quererem ser os reis do mundo!
A figura que fazem, quando andam aos gritos pelas ruas a pedir mais e mais, é tão estupenda e ao mesmo tempo tão parva, que deixa os alunos de pé atrás, quanto a noção do estatuto de professor. Qualquer dia os professores passam a receber pelas justificaçoes de faltas, pelas conversas, pelos sermões. Qualquer dia, cada aluno paga para assistir ás aulas dos V.I.P’s! Não percebo porque se queixam. São os que se encontram melhor servidos e mesmo assim exigem sobremesa! Só lhes falta chegar á escola ás horas que lhe apetece, dar aulas só se lhes apetecer, bater nos alunos (ou os alunos nos professores) e andamos aqui a aturá-los! A maioria sofre de “pancas” irreversiveis, iniciam as aulas com grandes doses de cafeína, sobem para as mesas, dançam nas aulas, olham pela janela enquanto decidem se dão ou não matéria, esquecem-se dos testes, escrevem amor com “e” no fim e depois os incultos somos os alunos! Isso é que era bom! Já vi tantas coisas, que já nem me admiro! E depois admiram-se de lhes darem nas “trombas”.
O professor é o único trabalhador que goza de multiplos beneficios no trabalho. A tarefa de professor limita-se a falar e a mandar, mas explicar está quieto! Falam e falam (dizem cada vez menos coisas de jeito), sentam-se, cruzam a perna, mandam fazer o que lhe der na cabeça e toca para a frente, que este ano somos avaliados! Se não fosse pelos professores que integram o ranking dos mais chanfrados, já tinha abandonado a escola e era eu a avaliá-los. Havia de ser lindo! Eram todos suspensos por faltas de material, por copiarem as avaliações pelos professores do ano anterior, por ouvirem musica nas aulas, por falarem ao telemovel dentro da sala, e mais coisas, que preferiria não mencionar. Mas claro, eles não seriam suspensos, porque só os alunos gozam deste tipo de retiro espiritual. Bota para a frente! Gritai para aí, que os que se riem somos nós….Pelo menos nós fazemos greves em silêncio, enquanto eles esganiçam a voz e roçam a ministra, para ver se ganham a lotaria! Pobre da coitada, que nem sabe o que a espera! Proteja-se, aconselhava-a a contratar um ou dois seguranças, um maluco qualquer pode tentar assediá-la durante a manifestação e o mais provável é ser professor!

Sem comentários: